vale-transporte

A Lei Municipal nº 6.466, aprovada em 01 de abril de 2015, que trata da bilhetagem eletrônica e que institui 100% do pagamento nos ônibus do transporte coletivo urbano de Cascavel por meio eletrônico, já está em vigor?

R = Sim. Entrou em vigor a partir de 30/11/2015.

 

O que é cartão Express?

R = É uma nova modalidade de cartão-transporte ValeSim, com créditos limitados (no máximo 10). Para esse cartão não há a necessidade de cadastro, podendo ser utilizado por qualquer pessoa, independente de quem tenha realizado a sua aquisição e ficando inutilizável ao término dos créditos nele contidos. 

Onde o cartão Express está disponível?

R = Está disponível na Central ValeSim, nos três terminais da cidade, na unidade móvel e nos pontos de venda identificados, presentes em todas as regiões de Cascavel.

Com a restrição do pagamento em moeda corrente, meus direitos de ir e vir estão sendo prejudicados?

R = Os direitos de ir e vir permanecem garantidos, a Lei veio para regulamentar a forma de acesso aos serviços de transporte coletivo urbano no município, assim como ocorre com o acesso a outros serviços públicos.

Ressalte-se que a aquisição antecipada dos créditos para o pagamento da passagem é feita com moeda corrente. 

Só posso adquirir os créditos de transporte na Central Valesim?

R = Não. Além da Central ValeSim, na Rua Duque de Caxias, ao lado da Catedral, mais de 70 pontos de venda estão credenciados para a carga e recarga de créditos de transporte. Além disso, nos Terminais Leste e Oeste você pode fazer o seu cartão ValeSim ou adquirir o cartão Express e ainda existe a possibilidade de fazer a recarga dos cartões pela internet, meio pelo qual a maioria das recargas hoje é efetuada.

Gradativamente estão sendo ampliados os números de pontos de venda, presentes em todos os bairros.

 Saiba onde eles estão localizados pelo site www.valesim.com.br ou pelo telefone (45) 3036-3738. 

 E os visitantes que chegam a Cascavel, como farão para utilizar o sistema?

R = Pensando nesses eventuais usuários, o Decreto que regulamentou a Lei da exclusividade da bilhetagem eletrônica estabeleceu que, obrigatoriamente, fosse instalado um ponto de venda em cada terminal urbano, na rodoviária e no aeroporto, locais onde esse usuário ocasional poderá adquirir o cartão Express.

Nos terminais urbanos, foram instaladas máquinas de autoatendimento para carga e recarga de créditos de transporte, para facilitar a vida do usuário.

O que são máquinas de autoatendimento e como funcionam?

R = São equipamentos semelhantes aos caixas eletrônicos de bancos. Possibilitam a compra e recarga de créditos de transporte com cédulas, moedas e também, com cartões de débito. 

Quanto custa o cartão-transporte Valesim?

R = A primeira via de qualquer cartão Valesim é gratuita. A partir da segunda via, o custo é de 10 (dez) vezes o valor da tarifa, exceto o cartão Express que não permite a emissão de segunda via, pois será descartado após o uso de seus créditos.

Posso usar o cartão Valesim de outra pessoa?

R = Não. Com exceção do cartão Express, que pode ser utilizado por qualquer pessoa, todas as demais modalidades de cartão-transporte ValeSim necessitam de cadastro do usuário, são nominais e intransferíveis. 

 

 

 

Dúvidas?

Fale Conosco para esclarecer suas dúvidas.

CONTATO